Saiba que postura adotar para começar bem o ano
''Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.'' Isaías 40.31
Mais um ano se inicia e com ele uma série de preocupações relacionadas às contas a pagar. Se não forem administradas da melhor forma, podem se tornar grandes problemas. Todo cuidado é pouco para que não se tornem dívidas longas ou impagáveis. Mas como proceder com o pagamento do IPVA do carro, do IPTU do imóvel e com as despesas escolares dos filhos?
Para resolver essas situações é preciso ter visão e sabedoria. A recomendação é ter como prioridade o pagamento das dívidas antigas, pois elas, geralmente, têm mais juros. Para quem pretende atrasar o pagamento das despesas, a dica é tentar renegociar ou atrasar aquelas que acarretarem menos problemas.
No caso dos impostos, a falta de pagamento traz inúmeros problemas legais. Por isso, é preferível pagar esses encargos sempre à vista. Se você não tiver dinheiro para quitar nem a primeira parcela do IPVA, por exemplo, alguns bancos oferecem linhas de crédito para a quitação desses impostos. Mas sempre é bom ficar de olho nos juros.
No caso do IPTU, o valor do imposto depende da cidade onde o imóvel está localizado. Por ser, geralmente, um valor pequeno, vale mais a pena pagar à vista, aproveitando os descontos. E já que o pagamento damatrícula da escola do filho não pode ser parcelado, tente ganhar em outra área. Opte por fazer a compra do material escolar em uma mesma loja, na qual o pagamento pode ser feito em parcelas.
Fica fácil entender que para não passar aperto é preciso estar estruturado, prevendo o que pode acontecer. Faça um planejamento: poupe dinheiro ao longo do ano para que momentos assim não se repitam. E tenha a direção certa para enfrentar as adversidades.
O bispo Jadson Santos, responsável pelo Congresso Empresarial na Universal da Avenida João Dias, em São Paulo, afirma que para enfrentar esses e outros problemas é necessário ter a visão da águia. “Quem tem a visão de águia não aceita morrer deixando dívidas para os outros. A águia enxerga longe, o que lhe dá tempo para planejar e tomar as atitudes necessárias para enfrentar os problemas.”
Segundo o bispo, quem tem a visão da águia não vai pela cabeça dos outros. “Quando a pessoa tem a visão da águia, mergulha em todos os propósitos que fazemos. Tem a visão de coisas grandes. Porém, para ter essa visão, é preciso ter a fé da Abraão.”
De acordo como o bispo, quando a pessoa tem a fé da Abraão, tudo pode se levantar contra ela que a vitória chegará. “Ninguém prevalece contra ela. É como a flor que floresce no deserto, pois aceita as propostas de Deus. Se você tem uma aliança com Deus, tem que prosperar. Se você tem uma aliança com Deus, você tem que vencer.”
Participe do Congresso Empresarial, todas as segundas-feiras, às 22 horas, na Universal de Del Castilho, na antiga Avenida Suburbana, 4.242; em Santo Amaro, na Avenida João Dias, 1.800; no Brás, na Avenida Celso Garcia, 499; e nos templos da Universal por todo o Brasil.
|
Comentários
Postar um comentário
Comente sobre o que você achou sobre este post. é proibido xingar, falar mal, e palavras inadequadas.