O Espírito de sabedoria

Para o ser humano comum, sabedoria é sinónimo de inteligência, de grande abundância de conhecimento, mas, para o verdadeiro cristão, a SABEDORIA VERDADEIRA vem unicamente de Deus
“Mas onde se achará a sabedoria? E onde está o lugar do entendimento? O homem não conhece o valor dela, nem se acha ela na terra dos viventes (…) Deus lhe entende o caminho, e Ele é quem sabe o seu lugar (…) E disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e o apartar-se do mal é o entendimento.” (Jó 28.12-13;23;28)
Quem fala aqui é Jó, sobre a origem da Verdadeira Sabedoria. Qual o seu real valor? Será que pode ser equiparada ao ouro, prata, cristal, pérolas, pedras preciosas? É certo que não, porém, nem o próprio Jó consegue encontrar uma resposta concreta, apontando apenas para o que ele sabe com toda a certeza: que a Verdadeira Sabedoria é Dom de Deus e que, quanto mais próximos d’Ele estamos, mais “sábios” nos tornamos.
Quem foi o ser humano mais sábio que existiu? Salomão… e a quem é que ele pediu a sua sabedoria? A Deus! Pois bem, através de Salomão ficou comprovado que a única e Verdadeira Sabedoria que existe vem única e exclusivamente de Deus.
Mas, o que é, de facto, a Sabedoria?
A SABEDORIA é o dom que faz o cristão perceber, intuir, gostar e obedecer às coisas espirituais. O sábio sente deleite nas coisas de Deus e, por isso, começa a temer a Deus, a respeitá-Lo cada vez mais. Diz o salmo, que o temor a Deus é o princípio da Sabedoria. “O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; revelam prudência todos os que o praticam.” (Salmos 111.10)
O Espírito de Sabedoria é, na prática, e para o ser humano, personificado pelo Espírito Santo, na realidade, é um dos Seus cognomes. Pois, é Ele que abre o entendimento, fornece o conhecimento e produz a clareza da mente. Por isso, quem tem o Espírito Santo sabe que a “sua” Sabedoria não provém de si, e que é apenas um mero “instrumento” nas mãos de Deus. “Ninguém se engane a si mesmo: se alguém dentre vós se tem por sábio neste século, faça-se estulto para se tornar sábio.” (1Co 3.18)
Destituindo de valor qualquer sabedoria humana, o Apóstolo Paulo chega a indicar que a sabedoria dos homens é loucura diante de Deus e que os sábios terrenos são apanhados na sua própria astúcia por Ele, considerando ainda como vãos os seus pensamentos.
O verdadeiro sábio, então, é aquele que se humilha diante de Deus, requerendo d’Ele a concessão da Sua Sabedoria, a qual Ele concede livremente, sem censurar ninguém. “Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida.” (Tiago 1.5
                                                                                                  Te vejo na IURD ou nas nuvens!         
                                                                          Bispo Júlio Freitas

Comentários

Postar um comentário

Comente sobre o que você achou sobre este post. é proibido xingar, falar mal, e palavras inadequadas.